Publicidade

Tomie Ohtake e Francisco Goya chegam à Caixa Cultural Brasília

10 Janeiro 2018

Arte

Mostras reúnem 68 trabalhos entre gravuras, esculturas e pinturas dos artistas

10/Jan a 4/Mar
Tomie Ohtake e Francisco Goya chegam à Caixa Cultural Brasília | Sou Brasília

A CAIXA Cultural recebe em Brasília de 10 de janeiro a 4 de março as exposições Cor e Corpo da artista japonesa Tomie Ohtake e Loucuras Anunciadas do artista espanhol Francisco de Goya. Com a curadoria de Carolina de Angelis, Paulo Miyada e Mariza Bertoli respectivamente, a exposição conta com 48 obras do acervo pessoal da artista trazidas do Instituto Tomie Ohtake em uma seleção que marca sua trajetória artística e 20 gravuras da coleção também chamada Disparates que revela o período mais sombrio de Goya além de um espaço interativo.

Tomie Ohtake nascida no Japão em 1913 chegou ao Brasil em 1936 onde se naturalizou brasileira e é consagrada como uma das principais artistas abstratas do país. Sua produção teve início próximo aos seus 40 anos e após uma trajetória doméstica dedicada ao marido e seus dois filhos desafiou os papéis sociais da década de 50 e iniciou sua carreira como mulher artista.

Suas principais frentes de pesquisa estão na cor, no gesto e na textura, reveladas nas técnicas de serigrafia, litografia, pintura e escultura em que desenvolveu e renovou seus interesses. Cor e Corpo destaca a relação orgânica presente nas obras, pois apesar de se tratar de formas, a gestualidade da artista associadas as cores remetem a um trabalho celular e biológico de fecundação, nascimento e crescimento a partir da delicadeza de sua manualidade.

Francisco Goya nascido em 1746 foi um notável pintor Romântico espanhol. Reconhecido como artista da corte, tinha como seus principais temas a religião, cenas mitológicas, tragédias e sátiras. Sua coleção exibida em Loucuras Anunciadas é uma edição póstuma adquirida pela Academia de Belas Artes de Madri em 1860. As gravuras mostram o traço característico do artista nas técnicas do brunidor e ponta seca sobre água-forte e água-tinta.

O público ainda conta com um espaço de interação, no qual através de máscaras, capas e outros acessórios poderão se caracterizar com os mais diversos vestuários para que com a ajuda da imaginação possam criar um novo cenário para as famosas obras do artista e garantir sua foto, além de um espelho côncavo e um convexo para que todos possam se ver e criar novas perspectivas e composições.

Texto por: Letícia Magalhães.

Mais informações: (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449

Quando?

De 10 de Janeiro à 04 de Março de 2018

Onde?

CAIXA Cultural Brasília

Endereço:

Galerias Piccola I e II da CAIXA Cultural Brasília
SBS Quadra 4 Lotes 3/4

Horário:

De terça-feira a domingo, das 9h às 21h

Valores:

Entrada Franca

Não deixe de compartilhar:

Deixe seu comentário: