Publicidade

Histórias de Brasília: Torre de TV

15 Março 2018

Cidade

A Torre de TV é considerada a 4.ª maior da América Latina.

por: Danniela Franco

Histórias de Brasília: Torre de TV | Sou Brasília

A Torre de TV foi projetada por Lúcio Costa e sua construção durou de 1965 a março de 1967. Lúcio Costa foi um arquiteto, urbanista e professor brasileiro nascido na França, pioneiro da arquitetura modernista no Brasil e famoso por seu projeto do Plano Piloto de Brasília. Recebeu a missão de projetar sozinho alguns prédios da nova capital, mas escolheu dividir esta oportunidade com alguns de seus alunos, como por exemplo, Oscar Niemeyer, na época seu estagiário.


Oscar Niemeyer & Lúcio Costa

A Torre foi construída com a finalidade de melhorar a transmissão das frequências de rádio e televisão, com sua localização estratégica bem ao centro de Brasília, entre as asas Sul e Norte.

A estrutura construída basicamente de concreto e aço, chama atenção por sua grandiosidade, com 370 toneladas e 224 metros de altura. Composta por uma plataforma de 75 metros, onde está localizado o mirante que proporciona uma visão ampla de toda a cidade com capacidade para 150 pessoas, sem contar no espetáculo que é o céu de Brasília visto deste ponto. Foi considerada a 13.ª maior torre do mundo, sendo a 4.ª maior da América Latina.

Lazer e diversão na Torre

Foi visitar a torre e bateu aquela fome? Quer comprar uma lembrança da cidade e ainda fomentar o comércio local? Então, você não pode deixar de conhecer a Feira da Torre, repleta de opções que vão do típico pastel de feira com caldo de cana ao acarajé da “baiana-brasiliense”. São cerca de 500 bancas de artesanato, comidas e entre outras coisas.

Outra atração à parte é a Fonte Luminosa, que traz beleza e frescor nos dias de baixa umidade do ar.

As áreas livres da Torre são palco para diversos eventos da Capital, como o PicNiK, eventos musicais, encontro de brechós e o típico Forró da Torre que acontece toda quinta-feira a partir das 20h.

Para informações sobre horário de funcionamento e mais clique aqui.
Foto: Daniel Costa.

Não deixe de compartilhar:

Sobre o autor:

Danniela Franco

Danniela Franco

Formada em Letras pela Universidade de Brasília, apaixonada por música, fotografia, moda e memes.

Deixe seu comentário: