6 lugares para ver o belíssimo pôr do sol de Brasília

Classifique essa publicação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...Loading...

Pôr do Sol na Ermida Dom Bosco – Foto por Livia Lynd

Setembro é um mês muito peculiar em Brasília. Nesta época, apesar de ser inverno, o calor é intenso e a seca está em seu ápice. São muitos dias sem chover, e o clima quente e a falta de umidade deixa a cidade com um clima desértico difícil de lidar.

Mas como toda situação ruim pode ter um lado bom, todo esse tempo seco resulta em um espetáculo que pode ser assistido diariamente a partir das 17h.
     Mas o que tem de tão espetacular nesse pôr do sol? Primeiro que nesta época é normal ver o céu bem limpo, com poucas ou nenhuma nuvem, o que oferece visão total do movimento de “retirada” do sol para chegada da noite.
     Segundo que ele é cheio de cores intensas, e isso acontece porque, por conta da secura no cerrado, o ar fica muito empoeirado. O sol reflete nas partículas de poeira e elas, agrupadas, refletem suas cores com mais intensidade.
     Um outro detalhe, que favorece a visualização do pôr do sol de vários pontos da cidade, ou pelo menos de seu reflexo, é o relevo plano da capital, que oferece uma série de fotografias estonteantes do momento.
Separamos aqui seis lugares bem bacanas e com entrada gratuita para assistir e fotografar o pôr do sol mais bonito que você respeita:
- Ermida Dom Bosco
O sonho de Dom Bosco faz parte da história e do imaginário do brasiliense, de forma mística, pois por um sonho que ele viu a capital do Brasil crescendo no Planalto Central do país. Para homenageá-lo, fizeram uma capela em um local incrível na beira do lago Paranoá. A estrutura lá também conta com um “escadão” imenso, rampas, deque e trilhas pelo cerrado. A vista do pôr do sol nesse ambiente é uma experiência mística.
- Praça do Cruzeiro
Marco inicial da cidade, esse é um dos pontos mais altos dela, e por isso oferece vista privilegiada do pôr do sol. A cruz no centro marca a celebração da primeira missa da capital, e o local conta ainda com banquinhos para apreciar o espetáculo com conforto, e a noite é cheia de food trucks, recebendo também pequenos shows e eventos que acontecem eventualmente.
- Torre de TV Digital
Ponto turístico mais recente de Brasília, a torre digital também fica em um dos pontos mais altos, dando uma vista privilegiada de toda a cidade e também podendo ser vista de vários lugares dela. O design da torre foi pensado para caracterizar uma flor do cerrado, e é mais uma obra do aclamado arquiteto Oscar Niemeyer.
- Ponte JK
Esta é mais que uma ponto de travessia do lago paranoá, é um show de arquitetura e design. O pôr do sol pode ser apreciado dela mesma, na área de passagem de pedestres de um lado para o outro, ou na orla lateral, que também oferece uma infraestrutura bacana pra curtir a noite que chega em seguida.
- Pontão do Lago Sul
Este é outro ponto da orla do lago Paranoá que vale o passeio no fim do dia. Conta com um deque bem apropriado para sentar ou assistir a despedida do sol caminhando. É o mais completo em termos de estrutura e opções de lugares para comer ou curtir uma música ao vivo ao longo do dia e também quando cai a noite.
-Telhado da sua casa ou terraço do seu prédio
Se não quiser sair de casa, experimente procurar pontos mais altos próximos a você. Não precisa ser muito alto, apenas uma vista que possa driblar os prédios vizinhos. Lembra que a topografia ajuda bastante? Só não vá a lugares com risco de acidente!
Comentários:
Blog Sou Brasília

7 Parques de Brasília para visitar e relaxar

Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo na vida na cidade, às vezes só precisamos parar um pouco para respirar um ar mais puro e tranquilizar a mente. Em Brasília, há alguns parques que podem servir de refúgio para ...

11 formas de usufruir o Parque da Cidade de Brasília

  Brasília tem o maior parque urbano do mundo, e isso não é pra qualquer um! Com 420 hectares (o que corresponde a cerca de 4 milhões e 200 mil metros quadrados!), o Parque da Cidade Sara Kubitschek recebe milhares de ...

Temporada de quermesse no Templo Budista

Quando chega agosto, começa a temporada da Tradicional Quermesse do Templo Shin Budista de Brasília, que neste ano chega à sua 44ª edição. Todos os anos o templo organiza uma grande festa com comidas típicas japonesas, apresentações culturais de artes ...